22.12.06

Da ofensa total

Desisto de tentar compreender a noção de liberdade desta gente (e quem são eles afinal?!...) já que não a entendem fora do culto dogmático da laicidade do estado público. É, enfim, uma liberdadezeca disfarçada, daquela que mantém a ordem das mentes na amalgama do colectivo igual e indistinto. Acresce o facto de não terem mais nada para fazer que não seja a profanação de um Presépio. Uma coisa é não querer vê-lo ali, segundo um certo sentimento de "ofensa" à tal liberdadezeca, outra é demonstrarem-no desta forma! Serão estes senhores uma espécie de policia do pensamento?

ps: post dedicado ao regresso de um pseudo-monárquico, também ele ofendido.

16 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Esse pseudo-monárquico como muitíssimo bem lhe chama o meu amigo Simão confunde dois aspectos essenciais que não deveriam ser confundidos: laicidade e laicismo. A primeira representa a justa separação das duas esferas mas na qual ambas colaboram na procura do Bem e sem que o Estado se imiscua na vida da Igreja e das diferentes religiões. As leis não podem definir o Bem apenas podem proibir o mal. Falar de Bem sem uma relação a uma transcêndia, isto é, a um Absoluto é uma total utopia. É por isso que o Ocidente soçobra hoje sob o peso dessa forma de totalitarismo que é o relativismo. A segunda uma espécie de religião imanente, fruto do humanismo ateu (o da "rapaziada do avental") que pretende banir da esfera pública toda e qualquer referência à transcendência e que, por isso leva inevitavelmente à amputação da dimensão espiritual do Homem. Isto é, sem margem para dúvidas, um crime. Como escrevia Lubac na introdução do seu clássico "O drama do humanismo ateu" "Não é verdade que o homem, contrariamente aquilo que por vezes se diz, não possa organizar a Terra sem Deus. O que é verdade, é que sem Deus, ele apenas pode faze-lo contra o próprio Homem. O humanismo exclusivo é um humanismo inumano". A nossa espiritualidade não se manifesta unicamente na esfera privada mas também na social. Além disso esse pseudo-monárquico já deveria ter compreendido que são esses mesmos princípios que estão na génese do fenómeno totalitário (o socialismo na sua dimensão nacionalista e internacionalista)tal como o conhecemos no séc. XX e do actual relativismo como já referi. O facto de o Estado se referir a um Absoluto, no caso português a Cristo, não significa que se imponha a religião católica a quem quer que seja. Como todo o acto de amor este só tem sentido se resultar de uma opção livre e responsável. Já chega de confusões nestas questões!

20:36  
Anonymous Anónimo disse...

Referir-se-lhe, é já um enorme disparate. Mas pensa quem pode.

22:42  
Blogger C disse...

A pior coisa que se pode fazer é dar-lhes atenção. A comunagem, aquilo que de facto são, não merecem qualquer tipo de atenção, nem a opinião deles serve para alguma coisa. O melhor é dar TOTAL desprezo e nem sequer ter qualquer tipo de consideração para com as suas posições Políticas. É ignorá-los e continuarmos a defender os valores da Civilização. Trabalharmos na positiva e não pela reacção. Eis o jogo que eles querem que nós façamos, que a nossa estratégia seja pela reacção, pelo caminho por eles traçado. Hoje, muitas vezes assistimos reacções do politicamente correcto que não serve. O politicamente é definido pela ordem actual, pela norma vigente e a norma vigente, pelo menos em Portugal, actualmente, é de esquerda. Há imensos complexos de esquerda e para aqueles que têm medo em não alinhar nompoliticamente correcto, não são mais do que mercenários, logo estão no caminho do quem dá mais. Eis a nota para não se cair nesta tentação, pois são estes os Traidores que querem agradar a Gregos e Troianos, ou a Deus e ao Diabo. O destino desses está traçado: "Roma traditoribus non premia", Roma não paga a traidores.

02:36  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns, Vitório Cardoso. Não poderia estar mais de acordo consigo. Se lhes "dermos trela" estamos a trilhar os caminhos que eles querem e a cair nessa pérfida cilada. João Paulo II dizia que só o Bem vence o Mal, é por isso que nunca poderemos almejar o Bem calcorreando os ínvios caminhos do Mal. Um abraço para si e muito obrigado pelo seu tão oportuno comentário.

14:32  
Blogger Miles disse...

Caro amigo, isto é de facto inadmissível; logo que possa, direi mais qualquer coisa no meu blogue.

17:17  
Blogger SRA disse...

Caríssimos
Dizia-me em tempos um amigo que basta conhecer o Bem. Quanto ao mal, não nos preocupemos com ele. Basta ver a Luz para não mais querer conhecer a escuridão.
Acontece que vivemos no breu. Daquele que nos faz querer andar de candeia na mão. Ignora-lo seria não "olhar" para a própria realidade. E foi nesse sentido que escrevi estas linhas, sobre algo que me pareceu ser o reflexo mais do que condenável da ausência da Luz, que é a laicidade. Não se trata de seguir a linha marcada pelo inimigo, mas de a desfazer por completo, repudia-la na réstia de liberdade de expressão que a blogosfera proporciona nesta república. É sempre nesse sentido que critico.
Desprezar o inimigo é deixa-lo actuar sobre nós, e sobretudo à nossa margem. Compreendo que se inverta a leitura considerando a critica como holofote sobre o adversário. Queiram contudo perdoar-me pensar de outra forma.

cumprimentos

01:32  
Anonymous Anónimo disse...

Não é laicidade, Simão, é laicismo. Não leste o meu primeiro comentário?
Um abraço

02:35  
Blogger Paulo Cunha Porto disse...

Não Se consuma com o ridículo dessa gente, Meu Caro Simão.
grande abraço e Santíssimo Natal.

12:43  
Blogger SRA disse...

Caro António
Olha, é laicismo e laicidade!

Amigo Paulo, agradeço e faço-lhe os mesmo votos. E se não me consumir pela dor da profanação de um presépio, é porque alguma coisa vai mal...

cumprimentos

13:14  
Blogger C disse...

Caro Simão,

Por vezes não vale a pena chorar sobre sangue derramado. O que devemos fazer é justamente evitar tais situações, combatendo-los implacavelmente e sem tergiversações, e prevenir que eles actuem sobre o "terreno neutro", envenenando-lo. Numa segunda fase sim, a seguir à profilaxia, será o combate puro e duro para erradicá-los.

15:26  
Blogger �ltimo reduto disse...

Um Santo Natal para si, caro Simão, extensível a todos os que me antecedem no comentário! Um abraço.

15:50  
Blogger O Corcunda disse...

Bom Natal para o Simão e o António, que ja tomo esta casa como dele.
Um abraço e até breve

16:51  
Blogger Miles disse...

Votos de um Santo e Feliz Natal!

18:45  
Blogger Flávio Santos disse...

Feliz Natal para o caro Simão e todos os que lhe são queridos.

19:14  
Blogger C disse...

Caro Simão,

Neste texto de Manuel Azinhal, merece a pena dar uma vista de olhos:
http://viriatos.blogspot.com/2006/12/afinidades-electivas.html

Um Santo e Feliz Natal e bem vindo a bordo: http://passaleao.blogspot.com/2006/12/aos-confrades-um-natal-no-extremo.html

22:52  
Anonymous Anónimo disse...

quem quer comprar carne de 1ª qualidade é favor de me contactar...vendemos carne fresca do sudoeste asiático.Carne tenra e fresca ( ainda menores)de primeira mão, sem doenças contaminadas, algumas ainda usa fraldas....vitório é prova de qualidade. também tenho bom vinho, da terra do meu avô, loucor beirão acompanhado com o chouriço português do meu avô...ainda tenho pra vender os meus tomates, ainda virgens e frescas...acompanha de suco bem doce...pois confeço que tenho diabetes, ainda vendo em saldos bananão bem grande de de marca tiu monte, acreditam que nunca virão banana tão grande e rígida, também acompanhada de suco que é especialidade da casa...não esqueçam que também tenho chourição (dos grandes)à venda e tão boa qualidade que até se vibram...fazemos entregas ao domicílio...para terminar apresento-vos o meu chouricao de burro, directamente do meu quintal sempre de melhor qualidade, e garanto-vos quevao ficar mais espertos depois de comer chouricao de burro

saudações

01:34  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial