3.1.07

Laicismo e Laicidade

Tem razão o António Bastos ao reparar na necessidade de distinguir laicismo e laicidade, na sequência de duas entradas nesta barraca. Mas não foi só o meu caro amigo e correligionário a preocupar-se com a distinção! Segundo parece, a Associação República e Laicidade achou mesmo indispensável enviar um e-mail a este vosso humilde escriba, para melhor esclarecimento da questão.
O que tenho a dizer ao António é simples: quando aqui escrevo "laicidade", quero obviamente referir-me ao "laicismo", como doutrina que pretende conferir às instituições públicas um carácter supostamente neutro relativamente a qualquer confissão religiosa. Optei, contudo, pelo primeiro termo para estabelecer uma ligação indirecta com a referida associação, já que anteriormente me tinha centrado na sua acção. No entanto, reservo-lhe toda a razão pela incompreensão dessa intenção. A culpa é minha.
Quanto à missiva recebida dos republicanos laicos, agradeço-a na medida em que viesse esclarecer algum equivoco, o que não é o caso. Estranho, no entanto, verificar que o meu endereço de correio electrónico figura na listagem de e-mails da associação! Primeiro porque não o solicitei. Segundo porque não há qualquer hipótese de conversão! Mesmo assim, renovo a gratidão pela disponibilidade de Luís Mateus (presidente da R&L) achar por bem contribuir para a discussão, o que é salutar e de saudar.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial