23.10.07

Nova constituição

Segundo li o novo líder do PSD, Luís Filipe Menezes, veio propor uma nova constituição para Portugal. Não deixa de ser surpreendente e positivo que um membro da partidocracia venha reconhecer que o país, como está, se afunda lentamente e que esta constituição, e com ela o regime de que ela é a expressão jurídica, não serve nem remotamente Portugal, antes pelo contrário destrói-o paulatinamente. Sou, pois, muito céptico em relação à referida proposta. Como pode alguém querer reformar algo do qual é um dos principais beneficiários? Mas mesmo que a proposta, por hipótese (académica naturalmente), fosse muito boa o PS nunca a deixaria passar no Parlamento. Como li em tempos, e a nossa história do sec. XX confirma, em república as mudanças profundas são sempre forçadas por forças exteriores ao sistema político (na maioria dos casos oriundas foro castrense) na medida em que não há nenhuma Instituição que lhe esteja acima, isto é, que não seja fruto da Vontade ou soberania popular. Basta pensarmos em 1926 ou 1974 para o confirmar. No entanto nas condições actuais não creio que seja de todo possível um golpe de estado para por termo a este “cadáver adiado” que é esta III República. Como é que nos conseguiremos ver livres deste regime? Será que as massas se revoltarão contra o garrote fiscal que ele nos impõe cada vez mais para tentar encobrir o constante aumento da despesa pública? Também não acredito muito nesta última hipótese. Não tenho resposta para esta pergunta, só o futuro o dirá mas quanto mais rápido melhor.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

12:43  
Blogger Nuno Castelo-Branco disse...

Sabes, António, as coisas acontecem por motivos aparentemente inócuos. Se algo se passar - o que e duvidoso, dado o total controlo da opinião por parte dos grandes grupos económicos que dominam os aparelhos partidários rotativos -, será devido a um imprevisto. Poderá ser pela descoberta de um percevejo numa cadeira do palácio de Belém; poderá ser por uma cólica cavacal após um banquete na AIP (veneno!veneno!), será pela mudança de sexo de uma figura pública qualquer. Assim será. Lembro-me logo da entrada escrita por Luís XVI na noite de 14 de Julho de 1789: "Rien".

14:41  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial