12.5.07

Alameda Digital

Por razões profissionais tenho estado ausente das lides blogosféricas o que me tem custado tendo em conta o gosto que tenho adquirido em escrever neste espaço que o meu amigo Simão me disponibilizou.

Como é sabido, e foi noticiado por outros blogs, saiu recentemente mais um número da excelente publicação “Alameda Digital” a qual passa a contar com a colaboração do meu companheiro de blog, Simão. E era este facto que eu pretendia destacar visto que me regozijo com a sua inteiramente merecida inclusão no lote de colaboradores da dita publicação. O artigo com o qual ele se estreou chamado “Tolerar a tolerância?” é de grande actualidade visto que a tolerância, no sentido que lhe está habitualmente associado, nada mais ser do que uma falácia que apenas serve para nos obrigar a abdicar de posições absolutas tornando-nos “dóceis”. No fundo é uma forma de terrorismo intelectual. Além disso o referido artigo analisa muito bem o problema das ideologias, que mais não são do que a recusa do real e da verdade, a sua génese e a forma como progridem, sempre em termos dicotómicos. Tudo isto com uma linha de raciocínio muito clara e uma prosa fluída. Gostei muito da já habitual profundidade de análise aliada a uma grande maturidade que são características do muito grande amigo Simão. A referência à execução de Luís XVI como acto fundador do mundo contemporâneo é sempre oportuna visto que ao prestar uma justíssima homenagem a alguém que nos deu um belo testemunho de Fé, de integridade, de sentido de serviço, de ausência de rancor apesar de todas as humilhações a que foi sujeito, está-se a fazer a apologia de valores hoje tão em desuso e de que este mundo tanto carece.

É bom saber que neste país, e não só, em que tudo está feito, a começar pelo ensino, para gerar mentecaptos ainda há jovens cultos, que sabem pensar, que são íntegros, que têm Fé e que não hesitam em testemunha-lo. Como é bom ter AMIGOS assim! Obrigado, Simão.


António Bastos

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial