21.5.07

Coisas d’“O Diabo”

Começo por pedir desculpa ao amigo “Corcunda” pelo plágio do título do post mas tendo em conta que também me vou referir a um artigo publicado pelo semanário “O Diabo” parece-me que é o mais apropriado.
O referido semanário tem estado a publicar uns artigos da autoria do Prof. Soares Martinez com o título genérico de “As Mentiras Capitais” e que pretendem, e conseguem, desfazer algumas das mentiras da História e nas quais a época moderna (a tal que assenta na execução de Luís XVI como diria o amigo Simão) se baseia e de que necessita para se legitimar. Os artigos são de uma clareza na exposição dos temas, de uma erudição e de um rigor de linguagem que merecem ser cuidadosamente lidos e guardados, e é essa a razão pela qual me pareceu importante destaca-los. A sequência dos artigos e respectivas datas é a seguinte:
- “As mentiras capitais e o descalabro actual” (24 de Abril)
- “As mentiras capitais, a Idade Média e o Feudalismo” (1 de Maio)
- “As mentiras capitais e a reforma religiosa (8 de Maio)
- “As mentiras capitais e a Inquisição (15 de Maio)
- “As mentiras capitais e os Jesuítas” (a publicar no próximo dia 22 de Maio)
Não sei se aos artigos referidos se seguirão outros mas creio, e espero, que sim visto que há períodos mais recentes da História (a Revolução Francesa por exemplo) aos quais estão associados muitas mentiras e mitos.
No meio do marasmo da imprensa escrita cada vez mais controlada pela ERC ainda haver artigos desta qualidade é algo de precioso e só possível devido à pequena tiragem deste jornal e à existência de grandes Mestres, como é o caso do Prof. Soares Martinez, que generosamente põem o seu saber ao serviço da Verdade. Bem-haja, Prof. Soares Martinez!

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Ora aí está uma leitura que é pena não estar difundida na blogosfera...

Grande abraço

O Corcunda

23:56  
Blogger Marcos Pinho de Escobar disse...

Caros Amigos,

E se o Estado do Tempo desse a conhecer os textos do Prof. Soares Martinez aos "exilados" na América do Sul? Seria fantástico!

Saudações porteñas
Euro-Ultramarino

22:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial