10.4.08

Maio de 68

Comemora-se este ano os quarenta anos de um dos mais virulentos ataques à nossa Civilização, perpetrado por jovens universitários, fruto do “baby boom” do pós II guerra, e a quem os pais marcados pelo horror da guerra cumularam de mimos como forma de compensar essa mesma experiência. Como habitualmente este tipo de ataques é feito atacando a autoridade legítima, vista como um obstáculo à liberdade e à plena realização do homem. O problema é que quando esta falta se caminha inevitavelmente para a tirania ao transformar-se os seres humanos em monstros. É por isso que podemos afirmar que o Maio de 68 é a continuação, da Reforma do século XVI, do Iluminismo oitocentista que por sua vez inspirou a Revolução Francesa e que por sua vez vem a influenciar Hegel e daí Marx, tudo isto culminando no “maravilhoso” século XX e neste que estamos a iniciar que, por enquanto, nada de bom augura. As consequências desta tragédia estão hoje na ordem do dia a propósito do triste episódio do telemóvel na escola Carolina Michaëlis, isto tudo já para não falar dos casos mais graves de que ouvimos falar em escolas norte-americanas ou de outros países. Também no plano artístico as consequências desta “libertação” que resulta da ausência de todo e qualquer constrangimento se fazem sentir. Uma vez que o homem já não pretende representar a realidade que o cerca, e que de resto recusa, mas sim o seu estado de alma o que, tendo em conta todo o mal que habita a mente de um sujeito modernista, isto leva a que se produzam todas as aberrações que conhecemos, na música, na pintura, na escultura. Confesso que, tendo em conta a tendência inata do homem para se eximir de todo e qualquer tipo de regras, não vejo como é que nos tempos mais próximos será possível percorrer o caminho inverso daquele que temos vindo a percorrer. Qual será o preço para que encetemos tal caminhada?

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.

08:18  
Blogger Nuno Castelo-Branco disse...

Estamos a pagar muito caro os erros da "geração de 68", uma gente cheia de manias neo-realistas, mas sempre prontas a lambujar os dedos com este ou aquele tacho. sabes bem como é...

13:45  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial